Publicação, 2021

Fluxos imateriais caracterizam a condição urbana na era da informação globalizada, intensificando sua complexidade já existente. Tentações de retorno ao passado, o gosto pelo radical ou puramente virtual, acompanham a incerteza em um cenário de profundas transformações sociais. De maneira a intervir de forma perceptível, se faz necessária uma nova coesão dada por um desdobramento diagramático da condição urbana e a superação de leituras urbanas baseadas na forma. Um novo arranjo que visa revelar mais do que a simples soma das partes. 

Diagramas, transposições e espaço: alternativas para a complexidade urbana contemporânea é uma investigação conceitual sobre o papel do diagrama no urbanismo contemporâneo e desdobra caminhos para abordar a complexidade urbana a partir de uma nova perspectiva, mirando atingir com a sutileza, ao invés da radicalidade, mais do que abordagens convencionais de planejamento oferecem. Direcionado a estudantes, arquitetos, pesquisadores e aos interessados nas intersecções entre arte e urbanismo, a obra expande compreensões demasiado enraizadas, propondo uma abordagem pós-dialética que redesenha a relação entre partes, e clama um encaixe versátil entre as mesmas.

A obra é fruto da dissertação de mestrado de Marcel Rofatto na Architectural Association em Londres, onde recebeu o David & Beverly Bernstein Award.

PACO EDITORIAL/ À VENDA NAS PRINCIPAIS LIVRARIAS

Previous
Previous

Garden Park

Next
Next

Fazenda dos Ipês